sábado, 14 de agosto de 2010



SOBRE O LÁPIS GRAFITE
O lápis grafite é um excelente material para iniciarmos a prática do Desenho, porque é um material bastante versátil e propicia ótimos resultados.

Existem diferentes graus de dureza de grafite. Geralmente encontramos a especificação da dureza impressa na madeira do lápis. Os da linha "B" são os macios e oferecem traços mais escuros, já os da linha "H" são os duros, eles oferecem traços mais claros. Quanto maior o número que acompanha as letras H ou B, mais duro ou mais macio, respectivamente.

Exemplo:
9H, 8H, 7H, 6H, 5H, 4H, 3H, 2H, H, HB, B, 2B, 3B, 4B, 5B, 6B, 7B, 8B, 9B
MAIS DUROS <--------------------------------> MAIS MACIOS


Obs: Os lápis grafite escolares possuem a numeração "2" que equivale ao lápis de dureza intermediária "B".




PRIMEIRA PROPOSTA


FORMAS BÁSICAS E REPRESENTAÇÃO DE OBJETOS A PARTIR DE FORMAS GEOMÉTRICAS TRIDIMENSIONAIS:

ATENÇÃO: NÃO USE RÉGUA NEM BORRACHA PARA ESSA ATIVIDADE

1

Para começar, treine o procedimento de riscar uma linha vertical.
Fique com o braço bem relaxado e deixe apenas o peso do lápis sobre o papel
para produzir uma linha bem suave e não marcar o papel de forma exagerada.
Faça movimentos de vai e vem para modelar a forma da linha,
sem tirar a ponta do lápis da superfície do papel.

Experimente fazer o mesmo procedimento para produzir uma linha horizontal.


2

Depois de treinar bastante, experimente desenhar um quadrado sem usar a régua.
O objetivo é exercitar seu senso de proporção.



3



Treine desenhar um círculo. Encoste a ponta do lápis sobre o papel, sem fazer pressão
e faça movimentos circulares, modelando a forma do círculo sem tirar o lápis do papel.
Treine bastante. Faça vários círculos, de diferentes tamanhos.


4



Desenhe formas ovais de diferentes espessuras.
As formas ovais também são conhecidas como elipses.


5

Agora que já treinamos bastante, vamos construir um objeto:

Comece pelo círculo.



Faça uma oval horizontal no meio do círculo.



Acrescente uma oval para fazer uma base e a asa para formar uma xícara.


Vamos ver outros exemplos:

Comece desenhando um retângulo, sem usar régua.




Faça duas ovais.
Uma na parte de cima do retângulo e outra na parte de baixo.
Assim você formará o desenho de um cilindro (como na figura da esquerda).
Risque uma linha vertical no centro do cilindro. Ela servirá como eixo.
Daí fica fácil desenhar uma taça, por exemplo.


Vejamos uma outra possibilidade:


Faça um desenho de um cubo.
Comece pelo quadrado e faça 3 arestas diagonais
paralelas em suas pontas.
Ligue as pontas das arestas com linhas paralelas às do quadrado.

Agora vejamos:

Dentro do cubo, podemos desenhar outras linhas para formar uma mesa.



Ou acrescentar outras para formar uma cadeira.



CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES

Esta proposta é uma atividade que objetiva uma introdução à linguagem visual do desenho.
Comece a reparar que praticamente toda a matéria (objetos e corpos) que nos cerca pode ser representada com base em figuras geométricas tridimensionais.
Este não é um curso de desenho geométrico. Por isso não foi recomendado o uso de régua para traçar linhas ou fazer medidas. Porque o objetivo é treinar o senso de proporções e espacialidade.

Daremos continuidade ao curso e publicaremos outras atividades em breve.
Desenhe bastante e fique atento(a) às publicações das atividades.

Esperamos ter contribuído com o seu aprendizado e aquisição de conhecimento.


Cordialmente,

Paulo Camargos e Lenir Campos



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